News

Arranque dos projectos MARINER e MARPOCS.


25.01.2016
Action Modulers em Bruxelas para o início de mais dois projectos.


A Action Modulers participou no passado dia 20 de Janeiro em Bruxelas no kickoff dos projectos europeus seleccionados em 2015, no âmbito da call ECHO.A5 (Humanitarian Aid and Civil Protection) por parte da Comissão Europeia. Participando em 2 projectos – MARINER e MARPOCS - , a Action Modulers é o parceiro responsável pelas tarefas de modelação e ferramentas de apoio à decisão no âmbito da previsão do comportamento de derrames de químicos e hidrocarbonetos, bem como do risco associado.

O projecto MARPOCS (http://www.marpocs.mohid.com ) – (Multinational Response and Preparedness to Oil and Chemical Spills) diz respeito ao estabelecimento e implementação de metodologias e ferramentas de prontidão e resposta integradas, para fazer face a derrames de hidrocarbonetos e químicos na área da Costa Atlântica de Marrocos, Canárias e Madeira, ao abrigo do Acordo de Lisboa.

O projecto MARINER (Enhancing HNS preparedness through training and exercising) está focado na operacionalização de ferramentas de apoio à decisão, desenvolvimento de documentação e suporte, e actividades de formação especializada respeitante a incidentes de derrames com produtos químicos no espaço Atlântico.
Ambos os projectos terão a duração de 2 anos, e o envolvimento de múltiplas autoridades nacionais, marítimas regionais e locais.